DIRETO DE BANGU Jefferson pede orações por “Xandão” e chama Wilson Santiago de “colecionador de condenações por corrupção”
O ex-deputado Roberto Jefferson, ora preso na penitenciária de Bangu 8 (Rio de Janeiro), distribuiu cartas, neste domingo, atacando, numa delas, alguns parlamentares, entre os quais Wilson Santiago, que estariam conspirando para tomar o PTB.
Ministro – Em outra carta (com 10 páginas), escrita de próprio punho, Roberto Jefferson ironiza afirmando que irá contratar “Dona Vivi”, esposa do ministro Alexandre de Moraes, para poder deixar a prisão. A carta é intitulada “Reflexões de um preso político”.
Diz a carta: “Perdi mais uma no Esseteefe (STF). Rapaz, está feia a coisa para mim! Farei uma campanha nacional na internet para arrecadar 3 milhões de reais. Contratarei o escritório de dona Vivi, esposa do Xandão, pois é a única maneira de virar o jogo naquela caverna. Ela é especialista em tribunais superiores, conhece as manhas daquela patota. Vou iniciar a campanha de arrecadação com um saco de filó nas ruas, igual fazia a turma do Lula antigamente. Um dinheiro por favor. Me ajuda! Orem pelo Xandão o Salmo 109: 6-19. Amém.”
Deputados – Na primeira carta, Jefferson comunicou seu afastamento “por prazo indeterminado” da presidência do PTB e se dirigiu aos seis deputados que pediram sua destituição junto ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal alegando mau uso do fundo partidário de R$ 20 milhões e os ataques feitos ao Supremo Tribunal Federal.
Os seis deputados chamados por Jefferson de “grupo conspiratório” são, além do deputado Wilson Santiago, também Nivaldo Albuquerque (AL), Pedro Geromel (CE), Emanuel Pinheiro (MT), José Costa (PA) e Antônio Albuquerque (AL).
Na carta, diz: “Os que me acusam, não posam para fotos com armas nas mãos, agem na surdina, encobertos, à espreita, à traição, covardemente, e atiram e assassinam vidas humanas. Essas diferenças devem ser ressaltadas aos olhos da justiça.”
Especialmente sobre Wilson Santiago, Jefferson escreveu: “Já o deputado federal paraibano Wilson Santiago, grande colecionador de condenações por corrupção, está condenado até no Supremo, escondido para não ser lembrado, pois a publicação do acórdão põe fim à sua corrupta carreira negocial.”
Saúde – Nesse domingo (dia 24), Jefferson teve complicações em seu estado de saúde, apresentou febre alta, taquicardia e pressão baixa. Sua defesa alega que a situação é grave, inclusive com risco de morte. Já é o segundo agravamento no quadro de saúde do ex-deputado desde setembro.
Prisão – Preso desde o dia 13 de agosto após ameaçar os ministros da Suprema Corte, Jefferson passou um período internado, mas voltou ao presídio no último dia 14 de outubro.