
Talvez não seja necessário consultar os búzios para projetar que a disputa ao Governo em 2026, meu caro Paiakan, terá primeiro um enfrentamente entre o prefeito Cícero Lucena (MDB) e o vice Lucas Ribeiro (UP), antes do round final do segundo turno. É o que, a preço de hoje, sinaliza o cenário do embate eleitoral. Até porque, o antagonismo entre a turma de Bolsonaro e a de Lula segue com forte polarização.
O problema é Cícero e Lucas palmilharem a mesma seara. Ou seja, os dois estão sob o mesmo guarda-chuva do presidente Lula. E, ainda que o petista faça opção por um dos lados, dificilmente o quadro mudará. Os dois não querem se apresentar como opositores do presidente, diante de sua aprovação no Nordeste. Vai depender, claro, de como Lula chegará para as eleições do próximo ano, mas…
Do outro lado, vai estar o senador Efraim Filho (UP) que também dependerá de como a imagem de Bolsonaro chegará em 2026. Se Bolsonaro estiver com a aprovação em alta, certamente Efraim poderá se beneficiar e terminar conquistando a possibilidade de ir pro segundo turno. E, neste caso, vai esperar qual dos dois, Cícero ou Lucas, irá enfrentar no segundo round.
Por fim, também existe a possibilidade, meu caro Paiakan, de Cícero e Lucas passsarem pro segundo turno, deixando Efraim para trás. Mas, a preço de hoje, não parece ser essa a indicação.