DISPUTA AO SENADO Presidente do PSB engrossa coro que Ricardo Coutinho não pode ser candidato: “Está inelegível”
A insistência do ex-governador Ricardo Coutinho se apresentar como pré-candidato ao Senado encontrou uma resposta de Carlos Siqueira, presidente nacional do PSB, que não tem dúvida: “Ele está inelegível!”
As declarações de Siqueira foram dadas à revista Nordeste: “Não podemos brigar com os fatos. Em sendo assim, precisamos encarar o ex-governador Ricardo Coutinho como inelegível.”
Carlos Siqueira também segue acreditando que o presidenciável Lula não dará exclusividade de palanque para o pré-candidato Veneziano Vital do Rego (MDB) na Paraíba.
Siqueira, obviamente, defende a pré-candidatura de João Azevedo (PSB): “É o melhor candidato da Paraíba com resultados extraordinários por isso mesmo é favorito, algo que nos faz não temer outro palanque de Lula porque na Paraíba, João é o melhor.”
Inelegibilidade – Ricardo Coutinho foi condenado à inelegibilidade de oito anos pelo Tribunal Superior Eleitoral, em 2020, com vigência até novembro deste ano.
Além dessa inelegibilidade, o ex-governador pode ter mais outras condenações de impedimento, caso a Assembleia confirme decisão do Tribunal de Contas do Estado, que reprovou as suas contas de 2016, 2017 e 2018.
E, por fim, ainda corre o risco de ficar inelegível, até 2026, caso seja condenado no âmbito da Operação Calvário, já que a ação penal remanescente da fase 7 (Juízo Final) está na iminência de ser julgada pelo Tribunal de Justiça.
Esta mesma ação foi remetida pelo desembargador-relator Ricardo Vital para apreciação do Tribunal Regional Eleitoral, que decidiu, à unanimidade, que a competência de seu julgamento é pelo TJ.