DISPUTA EM CAMPINA Pesquisas mostram impressionante crescimento da candidatura de Bruno
Pesquisas não asseguram resultado eleitoral, como se tem visto, por ai. Mas, não deixa de impressionar a movimentação dos números favoráveis ao candidato Bruno Cunha Lima (PSD) na escalada das últimas amostragens realizadas em Campina Grande, revelando a fisiologia da disputa. Números, inclusive, reconhecidos até mesmo pelos adversários.
A última pesquisa Datavox, veiculada no final de semana, revela que a corrida à prefeitura apresenta o seguinte cenário: Bruno (42%), Ana Cláudia (Podemos), com 22%. Em 3º, vem Inácio Falcão (PCdoB). com 19,3%, seguido por Artur Bolinha (PSL), com 3,3%, Olímpio Rocha (PSol), com 2,2% e Edmar Oliveira (Patriota) com 0,3%. Os indecisos somam 7,3%, enquanto brancos e nulos vão a apenas 3,6%.
O detalhe, porém, é o crescimento do candidato do PSD, considerando a comparação das pesquisas Opinião e Datavox. Bruno tinha 16,3% (Opinião), quando teve a candidatura anunciada em pesquisa realizada entre 17 e 18 de setembro. Na segunda pesquisa, nos dias 14 e 15 de outubro, já estava com 23,3% (Opinião). No terceiro levantamento, entre os dias 22 e 23 de outubro, Bruno saltou para 37,2% (Opinião).
Então, na pesquisa veiculada neste domingo (dia 8), o candidato aparece com 42%. Em declaração à Imprensa, após veiculação da pesquisa, a candidata Ana Cláudia comemorou o fato de que, a considerar os números como verdadeiros, ela estaria no segundo turno numa disputa contra Bruno, algo que, de certa forma, endossa os dados publicados pela Datavox.
Ana Cláudia também declarou: “Nós estamos percebendo, nas ruas, que o sentimento de mudança aumenta a cada dia. As pessoas estão abrindo os olhos para o descaso com que esta gestão trata, por exemplo, os recursos públicos. E o candidato Bruno Cunha Lima se propõe a dar seguimento a isso, ao defender o legado de uma gestão que ficará marcada pela corrupção.”
O detalhe é que Edmar Oliveira já desistiu de disputar a prefeitura, após ficar sem candidato a vice, que deveria ter sido indicado pelo seu partido, o Patriota.
Pesquisa Datavox – Publicada no dia 08 de novembro, a pesquisa Datavox foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral no dia 02 de novembro de 2020 (PB-02681/2020). As entrevistas foram realizadas no dia 04 de novembro de 2020 e o instituto ouviu 600 pessoas com mais de 16 anos.
O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4,0% pontos percentuais para mais ou para menos, sobre os resultados encontrados.