DISPUTA EM JAMPA Cícero e Nilvan lideram pesquisa Ibope que traz Ricardo Coutinho e Wallber com empate técnico em 3º lugar
A primeira pesquisa Ibope divulgada, na noite desta segunda (dia 5), pela TV Cabo Branco, traz algumas confirmações e também umas tantas surpresas. A liderança de Cícero Lucena (18%), do Progressistas, com Nilvan Ferreira do MDB, com 15%, em segundo, não chegou a surpreender. Este era um desenho já esperado. Uma configuração já especulada nos bastidores.
A surpresa maior ficou por conta do percentual de apenas 12% atribuídos ao candidato Ricardo Coutinho (PSB). Não custa lembrar que, ao deixar o governo e até durante boa parte de 2019, Ricardo Coutinho tinha uma aprovação que superava os 80%, conforme pesquisas publicadas por ele, enquanto ainda no governo, e, depois, por seus aliados da mídia. A julgar como verdadeiros os números da pesquisa, é uma queda muito acentuada.
Outro detalhe, já na movimentação de segundo pelotão, traz um curioso empate técnico entre Ricardo Coutinho e Wallber (10%), do Patriota. No terceiro pelotão, vêm os candidatos Ruy Carneiro, do PSDB, com 7%, seguido por Edilma Freire (PV), com 5%. No pelotão seguinte, Raoni Mendes (2%), do Dem, vem à frente de Anísio Maia (PT) e João Almeida (Solidariedade), com 1%.
Mas, não se pode perder de vista que há apenas 8% de indecisos, e há 20% de brancos e nulos, o que deixa um coeficiente de apenas 72% de votos válidos.
Pesquisa – A pesquisa (registro no TRE nº PB-07812/2020) foi feita entre os dias 3 e 4 de outubro, e foram ouvidas 602 pessoas, com uma margem de erro de 4%, para mais ou para menos. O nível de confiança utilizado foi de 95%.
NÚMEROS DA PESQUISA…
- Cícero Lucena (PP): 18%
- Nilvan Ferreira (MDB): 15%
- Ricardo Coutinho (PSB): 12%
- Wallber Virgolino (Patriota): 10%
- Ruy Carneiro (PSDB): 7%
- Edilma Freire (PV): 5%
- Raoni (DEM): 2%
- Anísio Maia (PT): 1%
- João Almeida (Solidariedade): 1%
- Branco/Nulo: 20%
- Não sabe/Não respondeu: 8%
Camilo Duarte (PCO), Carlos Monteiro (REDE), Pablo Honorato Nascimento (PSol) e Rafael Freire (PSTU) tiveram menos de 1%. Rama Dantas (PSTU) não foi citada.
Com g1.globo.br (Paraíba)