DISPUTA EM JP… O que sugerem os números da nova pesquisa Quaest a menos de 20 dias da eleição?
Alguns dados chamam atenção na pesquisa Quaest, divulgada na noite dessa terça-feira (17/09), sobre a corrida pela Prefeitura de João Pessoa.
De prima, a virada de Ruy Carneiro (Podemos), que chegou aos 14%, e superou Luciano Cartaxo (PT). O petista sofreu dois reveses, primeiro aumetou sua rejeição, depois sua intenção de votos caiu para 11% e terminou sendo alcançado por Marcelo Queiroga (PL), que mostrou fôlego, inclusive para superar Cartaxo.
Já o prefeito Cícero Lucena (Progressistas), que vinha nadando de braçadas, precisa acender a luz amarela, diante da perda de altitude, caindo para 49%, que, a rigor, a rigor, ainda garante, a preço de hoje, uma vitória em 1º turno, considerando que esse percentual ainda é maior do que a soma dos demais candidatos.
Porém, é importante ressaltar que a diferença que separava Cícero da soma dos demais candidatos, que era de 23%, na pesquisa anterior, caiu agora para 12%. É uma queda expressiva, ainda que faltem menos de 20 dias para o veredicto das urnas. É preciso avaliar como está se dando a dinâmica dessas movimentações.
Outro dado relevante foi o crescimento da rejeição, via de regra, de praticamente todos os candidatos, especialmente de Cartaxo que saltou de 49% na pesquisa anterior para 51%, ou seja, mais da metade do eleitoral, em tese, não votaria no petista, se as eleições fossem hoje.
Queiroga saltou de 31% (na pesquisa anterior) para 35%, um crescimento também expressivo, enquanto Cícero, que ainda tem a menor rejeição entre os quatro principais candidatos, subiu de 25% para 27%. O único que a rejeição decresceu foi Ruy, de 44% para 43%.
Resumo da ópera: se a eleição fosse hoje, Cícero venceria em 1º turno. Mas, obviamente, ainda pode haver movimentações até 6 de outubro. Em caso de haver um 2º turno, terão talvez mais chances de ir para a prorrogação os candidatos com menor rejeição.
Neste caso, poderiam ser, pelos dados hoje disponíveis, Cícero e Ruy, atualmente, em segundo na corrida. Contudo, é preciso observar se o crescimento de Queiroga é consistente. Ele saltou 4% da pesquisa anterior para a divulgada nesta terça-feira.
2º turno – Pelos dados da Quaest, havendo um 2º turno entre Cícero e Ruy, o prefeito teria 61% contra 23% do deputado. Contra Luciano, Cícero teria os mesmos 61%, enquanto Cartaxo pontuaria com 21%. Contra Queiroga, o prefeito teria 65%, contra 20% do candidato do PL.