Disputa judicial não compromete posse de Joás na presidência do Tribunal de Justiça
A polêmica que tem agitado o Tribunal de Justiça da Paraíba não alterou a programação de posse dos novos dirigentes da Corte, esta quarta (dia 1). O desembargador Joás de Brito Pereira assumiu a presidência, enquanto João Benedito ficará como vice. José Aurélio da Cruz foi empossado como novo corregedor-geral. A solenidade ocorreu no Centro Cultural Ariano Suassuna do TJ.
O TJ tem registrado uma intensa disputa, desde a primeira eleição em 16 de novembro de 2016, quando foram eleitos os desembargadores João Alves (presidente), Leandro dos Santos (vice) e José Aurélio da Cruz (corregedor-geral) A posse da nova Mesa Diretora estava marcada para 1º de fevereiro de 2017. Márcio Murilo e Joás recorreram ao Supremo que anulou o pleito pela ocorrência de irregularidades.
Nova eleição foi, então, realizada em 22 de dezembro. A votação ocorreu depois de a corte derrubar a liminar concedida pela desembargadora Maria das Graças Moraes Guedes, que havia atendido mandado de segurança impetrado pelo desembargador Fred Coutinho. O magistrado pedia o adiamento da eleição.
Logo depois, seis desembargadores recorreram ao Supremo para anular essa segunda eleição. O relator da matéria era o ministro Teori Zavascki. Como a ação não julgada, a posse da nova mesa diretora do Tribunal ocorreu normalmente nesta quarta-feira.