DIZ CNN Cabo Gilberto e mais 4 deputados protocolam novo pedido de impeachment contra Moraes

Mais um pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes (Supremo Tribunal Federal) foi protocolado na Câmara dos Deputados, além de outro pedido em tramitação no Senado Federal, que já consta com 37 assinaturas. A informação é da CNN.

Cinco deputados do Partido Liberal, dentre os quais o paraibano Cabo Gilberto, protocolaram, nessa terça-feira (05/08), no Senado Federal, um novo pedido de impeachment contra o ministro. A iniciativa é liderada pelo deputado Hélio Lopes, que realizou um protesto silencioso em frente ao Supremo em julho.

Subscreveram o documento, além de Cabo Gilberto, também Sóstenes Cavalcante (RJ), Coronel Chrisóstomo (RO) e Rodrigo da Zaeli (MT). Ele acusam o ministro de crime de responsabilidade, abuso de autoridade, improbidade administrativa, censura e violação às garantias constitucionais de liberdade de expressão e imunidade parlamentar.

No documento, os deputados lembram que já foram alvo de perseguição política por parte do ministro, após Hélio Lopes tentar montar um acampamento na Praça dos Três Poderes, para uma “greve de silêncio” em apoio ao ex-presidente Bolsonaro e à proposta de anistia aos réus dos atos de 8 de janeiro.

Pedido -Segundo postou Cabo Gilberto em suas redes sociais, “a Lei do Impeachment (Lei 1.079, de 1950) em seu artigo 39 estabelece que são crimes de responsabilidade dos Ministros do Supremo Tribunal Federal ser patentemente desidioso no cumprimento dos deveres do cargo e proceder de modo incompatível com a honra dignidade e decôro de suas funções”.

E ainda: “Com isso, o Ministro cometeu crime de abuso de autoridade e de improbidade administrativa, que gera o pedido de impeachment.”