NA PARAÍBA… Cabo Gilberto é especulado para comandar Mais Brasil, resultado da fusão entre PTB e Patriotas
Desde que PTB e Patriotas anunciaram, no último dia 26 de outubro, a consolidação de entendimentos para a fusão dos partidos e criação do Mais Brasil, com o número 25, iniciou-se uma disputa pelo comando da nova legenda nos Estados, além de uma corrida de filiados insatisfeitos do PL para uma acomodação em seu guarda-chuva.
Pelo que tem noticiado a mídia nacional, a tendência na Paraíba é que dissidentes do PL, como os deputados Cabo Gilberto e Wallber Virgolino, além de Nilvan Ferreira, migrem para a nova legenda. Nesse desenho, Gilberto seria o mais cotado para assumir o comando do Mais Brasil na Paraíba.
O trio, como se sabe, ficou sem espaço dentro do PL de Wellington Roberto, especialmente após o anúncio de Nilvan como pré-candidato a prefeito, em contraponto ao candidato já lançado pelo partido, o ex-ministro e médico Marcelo Queiroga.
Paraíba – Na Paraíba, o atual presidente do Patriotas é o vereador Marcílio do HBE, desde março do ano passado, mas o comando da legenda está sendo questionado pelo vereador Guga Oliveira, que se elegeu pelo Pros e disputou a deputação federal pelo Progressistas, ano passado. Já o presidente do PTB no Estado é o vice-prefeito do município do Conde, Dedé Sales.
Parecer – Em 9 de agosto último, a Procuradoria-Geral Eleitoral emitiu parecer pelo deferimento da fusão entre PTB e Patriotas. O parecer foi do vice-procurador-geral eleitoral Paulo Gustavo Gonet Branco. A expectativa é que, até o final de novembro, haja a formalização do novo partido, com aprovação plena da Justiça Eleitoral.
Fusões no País – No histórico recente, foram registradas apenas duas fusões partidárias: a primeira envolvendo o Prona e o PL, dando origem ao PR, e que mais tarde voltaria a se chamar PL. S segunda, e mais recente, entre o PSL e o DEM, que deu origem ao União Brasil.