Alinhamento com o Governo Lula pode levar o deputado Damião Feliciano assumir a liderança do União Brasil na Câmara, caso seu colega Pedro Lucas aceite convite para o Ministério das Comunicações, na vaga deixada por seu colega de partido, Juscelino Filho.
Segundo o jornal O Globo, há uma insatisfação da maioria da bancada contra indicação de Juscelino para lider, exatamente por ter ocupado ministério no Governo Lula. Então, a bancada se divide entre indicar um líder mais governista ou outro mais independente.
É neste cenário que surgiu o nome de Damião Feliciano. Se a bancada optar por um líder mais governista, ele está entre os cotados. Mas, disputa contra o “o baiano Arthur Maia, o paraibano Damião Feliciano, o paulista Fernando Marangoni e o pernambucano Fernando Coelho”.
Correndo por fora, também surge o nome do deputado pernambucano Mendonça Filho, que será a opção óbvia se a bancada deliberar por um nome menos govenista e com mais liberdade para dialogar com a bancada do Governo, sem tanto alinhamento.
Indefinição – Segundo ainda O Globo, o deputado “Pedro Lucas tem até a semana que vem para bater o martelo se vai topar assumir o Ministério (das Comunicações). Ele tem recebido pressão de deputados para declinar do convite e continuar na liderança do União Brasil”. Ele chegou a ser anunciado pela ministro Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), mas reagiu, afirmando que precisaria, antes, ouvir o seu partido.