Docentes da UEPB param e realizam “aulão” com novo protesto em frente ao Palácio
O governador Ricardo Coutinho não estará esta quarta-feira (dia 20) em João Pessoa para participar de uma aula ministrada por docentes da Universidade Estadual da Paraíba. Ele estará em Brasília, numa reunião com outros governadores do Nordeste no Senado Federal. Por isso, ele ficará sem os “ensinamentos” que os professores foram aplicar em frente ao Palácio da Redenção.
Os professores, como se sabe, decidiram paralisar suas atividades, nesta quarta, para realizar o evento em frente à sede do Governo, em protesto contra a decisão do governador de não conceder aumento à categoria este ano, afora aquele 1%. Eles reivindicam um reajuste de 8% que deveria ter sido incorporado aos seus contracheques desde janeiro de 2015.
Mas, segundo o professor Rangel Junior, reitor da UEPB, “a instituição não tem condições de pagar o reajuste que os professores estão pedindo, porque quem decide sobre reajuste é o Governo, e até o momento não houve essa definição, o que pode acontecer nos próximos dias”. Conforme o presidente da ADUEPB (Associação dos Docentes), professor Juscelino Luna, “não existe uma data-base para a categoria”.
Uma proposta de reajuste e formatação da data-base foi encaminhada ao governador, mas ele não deu qualquer resposta. A professora Lourdes Sarmento, que faz parte do comitê de mobilização, o “governador engavetou a proposta da data-base, ainda não sinalizou com uma proposta”. No próximo dia 11 haverá nova assembleia para avaliar os próximos passos do movimento. Os servidores já decidiram pela continuidade da greve.
Ano passado, os professores realizaram protesto similar em frente ao Palácio da Redenção, para cobrar precisamente a definição da data-base, e não foram recebidos pelo governador (foto acima).