“Dom Agápito” é destaque no maior jornal de literatura do País
O livro “O incrível testamento de Dom Agápito”, do jornalista e escritor Hélder Moura acaba de ser destaque no Jornal Rascunho, a mais respeitada publicação dedicada à literatura no Brasil. O Rascunho, que tem sede em Curitiba, é uma publicação voltada exclusivamente para a produção literária no Brasil, com resenhas, ensaios, entrevistas e lançamentos de livros.
Na edição de setembro, “Dom Agápito”, publicado pela Miró Editorial, é destacado com o seguinte comentário: “Nas primeiras páginas, um alerta: “a história que segue é para pessoas que admitem o inverossímil como algo possível de acontecer”, não recomendada a pessoas sensíveis a certas extravagâncias do gênero humano”.
E arremata: “A partir de relatos bem humorados, Dom Agápito revisita todas as suas mulheres, e elas vão revelando um passado oculto. Os relatos expõem inveja, injúrias, política desprezível e vai por ai” (mais em http://goo.gl/ZGAhzT).
Segundo edição – Dom Agápito foi originalmente lançado, há dois anos, em Lisboa e Óbidos (Portugal), pela Chiado Editora, edição que esgotou no ano passado. Em julho deste ano, teve a sua segunda edição (1ª edição brasileira), lançada pela Miró Editora, em São Paulo, na Livraria da Vila. O livro tem orelha assinada pelo professor Luis Pinto, da Universidade de Nazaré (Portugal).
Tem ainda o posfácio assinado pela escritora Maria Valéria Resende e a contracapa com o seguinte comentário da escritora e historiadora Mary Del Priore: “Li de um só fôlego as aventuras de Dom Agápito. O sistema de ‘bonecas russas’ e histórias encaixadas não me deixou respirar. Linguagem? Saborosa e musical. Hélder Moura trouxe de volta os heróis pícaros do Renascimento ibérico e francês num cenário fantástico, onde óbito e Óbidos se confundem, fazendo rir, viajar e pensar. Bravo, bravíssimo!”