É A CONDIÇÃO… Santiago diz que Republicanos aceita fusão com MDB se Veneziano se submeter ao comando de João

E segue a temporada de criação de federações partidárias, meu caro Paiakan. Nos últimos dias, houve o agrupamento do Progressistas com o União Brasil, do Podemos com o PSDB e, agora, do Republicanos com o MDB. E há problemas em praticamente todas as tratativas.

O União Brasil do senador Efraim Filho deseja comandar a sua federação na Paraíba, em confronto com o mesmo desejo do Progressistas do deputado Aguinaldo Ribeiro. E, pelo menos até o momento, ainda não há fumaça branca sobre quem comandará o grupo no Estado.

O agrupamento do Podemos com o PSDB não parecer haver muitos problemas. Afinal, os tucanos são uma espécie em extinção, e não apenas na Paraíba. Daí, nem será tanto uma fusão, muito mais uma absorção pelo Podemos. Resta saber se os derradeiros tucanos irão aceitar. Pelo visto, não têm muitas opções, afinal.

Pode ser o mesmo caso do MDB com o Republicanos, este claramente um partido em ascensão, em contraponto ao evidente declínio peemedebista. Talvez por isso mesmo, o deputado Wilson Santiago tenha mandado um recado para os emedebistas…

Para Santiago, pelo menos na Paraíba, não é exatamente um casamento, mas uma adoção. O deputado diz que apoia a federação com o MDB, mas apenas se o senador Veneziano Vital do Rego, presidente estadual do partido, aderir à base do governador João Azevedo (PSB).

“Espaço político (para o ingresso de Veneziano) sempre tem. Mas, para se ter esse espaço político, é como sempre falei, tem algumas condições. É se submeter ao alinhamento político do governador João Azevêdo, que é o comandante maior do nosso Estado”, advertiu Santiago.

Talvez seja tudo que Veneziano mais queira, meu caro Paiakan. Quem sabe aderindo, Veneziano não ganhe a condição de disputar a senatoria no guarda-chuva governista, inclusive com as bênçãos do presidente Lula que, segundo especulações de bastidores, gostaria de apoiar João e Vené em 2026.