E quando o Governo é anencéfalo e sem alma?
É o assunto do momento, desde que o Supremo Tribunal Federal iniciou o julgamento. Afinal, uma mãe tem ou não direito de interromper a gravidez ao descobrir que o seu bebê é anencéfalo? Para alguns magistrados, crianças anencéfalas não têm alma, por causa da má formação do seu cérebro.
O tema é polêmico e vai seguir galvanizando a opinião pública. Mas, e quando um Governo é anencéfalo? Ou seja, tem má formação e, conforme suspeitam setores da sociedade, sequer tem alma. O que fazer quando se descobre este tipo de anomalia num Governo que traz tanto sofrimento ao seu povo?
É fato que a ciência médica já evoluiu muito e é capaz de descobrir se um feto é anencéfalo. Mas, a ciência política ainda não dispõe de instrumentos eficazes para aferir se um Governo ainda em gestação, ou seja, em campanha política, será anencéfalo no futuro. Só se descobre depois de sua posse. É tarde.
O que fazer? Um Governo assim não tem as habilidades de um Governo normal e, pior, segue sempre causando sofrimento à sociedade pela sua índole ditatorial, que é da essência dos insensíveis. Que remédio, então, a sociedade deve ministrar, uma vez que não pode detectar o mal precocemente, ainda na eleição?
Um Governo sem alma toma decisões sem avaliar as consequências. E, mesmo quando fica evidente o dano causado às pessoas, não tem sequer sensibilidade para reconhecer o erro e, eventualmente, reparar. Postulante a Deus, é cínico, sempre imagina estar certo e ri dos outros, pois acha que todos estão errados.
Um Governo assim se cerca de malfeitores, a quem delega poderes para misturar o erário com o privado e não se intimida com os escândalos em série causados por essa gente. Um Governo assim desdenha das denúncias e trata o ilícito com naturalidade, porque, dada a sua má formação, imagina ser tudo normal.
Um Governo assim, em vez de punir contraventores, mira sua indignação contra quem tem a ousadia de denunciar. A perseguição é uma de suas marcas, porque entende a intimidação com instrumento de Governo, para tentar angariar o apoio da sociedade, impondo um regime de terror que a tantos acovarda.
Por isso e muito mais essa é uma discussão importante e deveria entrar na pauta de toda discussão política. Afinal, a sociedade deve esperar pelo mandato inteiro de um Governo anencéfalo, perseguidor e sem alma pra só depois dar uma resposta nas urnas, ou interromper sua gestação de atrocidades? E se, por outro lado, esperar demais e os danos foram irreparáveis?