É UMA FESTA Ministra manda voltar ao cargo prefeito que foi afastado e preso por integrar esquema de licitações fraudulentas
O dia começou bem para o prefeito afastado Umberto Jefferson (Sâo Mamede). A ministra Daniela Teixeira (Superior Tribunal de Justiça), autorizou a volta de Umberto, ao cargo. Com seu afastamento, havia assumido o comando da cidade o vice-prefeito Chaguinha Filho. Os dois são filiados ao União Brasil.
O prefeito, como se sabe, foi preso e afastado do cargo, em agosto último, no âmbito da Operação Festa no Terreiro, por determinação do desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos. Mas, onze dias depois foi solto, por determinação do ministro João Batista Moreira (STJ).
Pra entender – A operação Festa no Terreiro visou combater um esquema de direcionamento de licitações, desvios de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro no município. Também foram presos Joao Lopes de Sousa Neto, o pregoeiro, Josivan Gomes Marques, ex-candidato a vice-prefeito na cidade de Catingueira e o empresário Maxwell Brian Soares de Lacerda, representante da Viga Engenharia.
Ao todo, foram capitulados outros crimes. Dentre esses, violação de sigilo em licitação, afastamento de licitante, peculato, corrupção passiva e corrupção ativa.