No paralelo ao julgamento de Bolsonaro pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal, o deputado Sóstenes Cavalcante (RJ) assegurou já ter mais de 310 votos para aprovar o projeto de Anistia, e já estaria contando com o apoio da liderança de, pelo menos, sete partidos. Disse mais: que o deputado-presidente Hugo Motta (Republicanos) apoia o projeto.
“O presidente Hugo Motta é aliado do projeto de Anistia desde o primeiro momento, e não vamos tomar nenhuma decisão na ausência dele por lealdade, entretanto a gente precisa dizer que temos total confiança que, na chegada dele, a Anistia será pautada com a urgência necessária”, afirmou, ante a expectativa do retorno de Hugo da viagem ao Japão na comitiva do presidente Lula.
Para reforçar suas declarações, Sóstenes revelou ter se reunido com o líder do Republicanos, Gilberto Abramo (MG), e com o presidente do partido, Marcos Pereira (SP), para selar o apoio da sigla do presidente da Câmara, Hugo Motta, à anistia: “O Republicanos vai estar conosco na anistia. Além do Republicanos, nós já tínhamos sete partido confirmados.”
E arrematou: “Eu acho que a gente chega a nove tranquilamente. Vou atrás do Solidariedade por último, na próxima semana, então nós vamos passar de 310 votos nessa votação. Não tenho nenhuma dúvida disso”, arrematou. Hugo pautou a reunião com os líderes para o próximo 1º de abril, no retorno do Japão.