ECONOMIA CRIATIVA (vídeo) Cícero vai à Colômbia conhecer alternativas para o desenvolvimento do artesanato em João Pessoa
A ideia é replicar experiências bem sucedidas para geração de empregos e rendas, no âmbito da economia criativa. No caso, a implantação de uma política pública para o impulsionamento do artesanato. O prefeito Cícero Lucena esteve, nesta segunda (dia 6), na empresa Artesanias de Colômbia.
Na ocasião, Cícero pode acompanhar a cadeia produtiva envolvendo a atuação do poder público, em parceria com a iniciativa privada, no desenvolvimento da produção do artesanato local. O mecanismo opera através de uma autarquia especializada, que vem transformando o modo como se pensa e produz o artesanato naquele país.
Em vídeo, Cícero pontuou: “Esta autarquia, com participação pública e privada, dá o suporte técnico desde a identificação do potencial para o artesanato até as etapas de comercialização do produto final, passando por treinamento, qualificação e design, sempre visando a qualidade do produto.”
Segundo Cícero, a empresa Artesanías de Colombia, de economia mista e vinculada ao Ministério de Comércio, Indústria e Turismo da Colômbia, atua na formação de cooperativas e chega a viabilizar a exportação dos produtos.