Eduardo Cunha teria nove (dos doze) votos da bancada da Paraíba
Dos doze deputados federais da Paraíba, apenas dois estão abertamente contra a candidatura de Eduardo Cunha, líder do PMDB, candidato a presidente da Câmara Federal: Pedro Cunha Lima (PSDB) e Luiz Couto (PT). Há uma incógnita: Damião Feliciano (PDT). Os demais (nove) estão fechados com a candidatura de Eduardo Cunha.
Pelo menos era o que se comentava, na noite de ontem (quarta, dia 14), durante o encontro realizado em João Pessoa, com a bancada federal. O deputado Manuel Júnior, um dos coordenadores da campanha de Cunha, confirmou: “Pedro, pelo que sei, tem compromisso com o deputado Júlio Delgado (PSB).” Couto, obviamente, apoio o candidato de seu partido, Arlindo Chinaglia.
Damião chegou a se reunir, no dia de ontem, com Arlindo, Luiz Couto e o prefeito Luciano Cartaxo, mas não formalizou sua posição. Pelo menos publicamente. Ainda. Já o deputado Benjamim chegou a participar, ainda que discretamente, do encontro com Eduardo Cunha.
O encontro teve a participação de praticamente todos os deputados federais, além do senador eleito Zé Maranhão e seu suplente, Roosevelt Vita, além de parlamentares de vários Estados, que integram a caravana da campanha de Eduardo Cunha.
Do total de 513 deputados federais, há uma estimativa, entre os coordenadores de sua campanha, que ele teria, a preço de hoje, entre “260 e 300 votos”, conforme afirmou o deputado Wellington Roberto. Caso esses números se confirmem na disputa, Cunha venceria a disputa já em primeiro turno.