EFEITO DO CORONAVÍRUS – UFPB anuncia suspensão das aulas para tentar conter disseminação
Já se fazem sentir os primeiros efeitos do avanço do coronavírus na área da Educação. A Universidade Federal da Paraíba decidiu, nesta segunda (dia 16), suspender as aulas presenciais a partir desta terça (dia 17), por tempo indeterminado, para evitar contaminação do novo coronavírus na Paraíba.
A instituição também manteve veto a eventos acadêmicos e admissão de trabalho home office para técnicos-administrativos, conforme parecer, após reunião emergencial com diretores dos Centros de Ensino de todos os campi da UFPB e com a Comissão de Enfrentamento ao Coronavírus da instituição.
Essas medidas, elaboradas pela Administração Superior, Pró-reitorias e Centros de Ensino, serão reunidas e certificadas pela Comissão de Enfrentamento ao Coronavírus da UFPB nesta terça-feira e encaminhadas para o Ministério da Educação, em Brasília.
De acordo com a reitora da UFPB, professora Margareth Diniz, os residentes terão suporte para permanecer na universidade. A carga horária que falta para os estudantes de graduação concluírem o período letivo de 2019.2, previsto para ser finalizado em 1° de abril, será desenvolvida por meio de atividades online.
Pandemia – As deliberações consideraram o status de pandemia da doença infecciosa, reconhecido pela Organização Mundial da Saúde, a situação de emergência decretada pelo Governo do Estado da Paraíba e pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, além de uma série de recomendações e instruções normativas dos Ministérios da Saúde, da Educação e da Economia brasileiros.
A Paraíba ainda não tem caso confirmado, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado.
UEPB – A Universidade Estadual da Paraíba publicou portaria, nesta segunda-feira, suspendendo, por tempo indeterminado, os atendimentos nas clínicas de Odontologia e Fisioterapia, bem como o afastamento funcional para viagens ou estudo a ser realizado fora do país.
A portaria também recomenda expressamente que não sejam realizados eventos científicos, culturais ou artísticos, tais como encontros, seminários, workshops, solenidades de premiação, entre outros, que promovam aglutinação superior a 50 pessoas em recinto fechado.