ELEIÇÃO 2022 Efraim se distancia de João e ensaia parceria com Veneziano mesmo após encontro do senador com Lula
O deputado Efraim Filho, líder do Dem, tem, nos últimos dias, ensaiado um distanciamento, a bem da verdade, compulsório do governador João Azevedo, meu caro Paiakan, ao mesmo tempo em que se aproxima mais do senador Veneziano Vital do Rego. Uma operação que comporta muitas variantes.
Efraim tem se queixado, no particular, de declarações reiteradas de João, indicando que não aceitará em seu palanque um aliado de Bolsonaro. E o Dem de Efraim tem ligações com o presidente, como se sabe. Com isso, o governador fulmina a candidatura de Efraim ao Senado, pelo menos sob seu guarda-chuva.
O detalhe é que, na outra mão, quando se aproxima de Veneziano, Efraim não deve desconhecer o recente encontro de Veneziano com o ex-presidente Lula. E, novamente, monta-se um cenário desconfortável para a consolidação de sua candidatura ao Senado numa eventual chapa de Veneziano.
De qualquer forma, meu caro Paiakan, como o jogo ainda está nos momentos iniciais, resta aguardar, primeiro, se o PT vai mesmo fechar com João, depois, se Veneziano será realmente candidato ao governo ou apenas promove marola para valorizar o passe e, por fim, se Efraim irá arriscar um voo mais alto ou se mantém o que está mais à mão, que é a deputação federal.
A situação decorre, obviamente, da decisão de Efraim antecipar o jogo, lançando sua candidatura ao Senado, com uma considerável antecedência.