ELEIÇÃO NA ASSEMBLEIA Com desistência de Galdino e Tião, Branco, Wilson e Carneiro têm disputa acirrada pela presidência
Três deputados estão em disputa pela presidência da Assembleia. Dois do Republicanos, Wilson Filho e Branco Mendes, e um, pelo Solidariedade, Eduardo Carneiro.
Adriano Galdino desistiu de disputar o cargo no 1º biênio, e defende acordo para assumir de 2024 a 2026. Já Tião Gomes (PSB) formalizou desistência na disputa.
O PSB, contudo, quer entrar no jogo. Segundo o deputado Hervázio Bezerra, o partido que assumir a presidência da Casa em pelo menos um dos biênios, e jogou pressão no Rep.
No Republicanos, será candidato o que conseguir amealhar mais votos, segundo determinou o deputado Hugo Motta, presidente da legenda.
Eduardo Carneiro, apoiado pelo deputado Aguinaldo Ribeiro (Progressistas), esteve com o governador João Azevedo, há poucos dias, e sinalizou ter mais de 18 votos, contando o apoio de setores da oposição, e teria admitido a possibilidade de acordo com o PSB para um dos biênios.
Já o governador tem afirmado que o Republicanos, por ter a maior bancada (oito), tem a primazia de indicar o próximo presidente da Casa.
Resta esperar os próximos dias como irão se articular os três candidatos. A eleição ocorre em fevereiro, após a posse dos eleitos.