ELEIÇÕES 2022 Aguinaldo, em jantar com Baleia, articula força-tarefa para viabilizar candidatura de Datena a presidente
A
O deputado Aguinaldo Ribeiro (Progressistas), que tem um pé no governo Bolsonaro, mas também chegou a se dialogar recentemente com o ex-presidente Lula, parece estar escolhendo o caminho do centro. O que, meu caro Paiakan, até seria uma redundância, já ele é um dos líderes do chamado Centrão.
Mas, nas últimas horas, Aguinaldo entrou no epicentro de um movimento efetivo de consolidar uma terceira via. O paraibano participou das mais recentes tratativas para empinar uma eventual candidatura do apresentador José Luiz Datena como candidato a presidente da República, que seria uma alternativa a Bolsonaro e Lula.
Durante jantar com Baleia Rossi (MDB-SP), Rodrigo Maia (sem partido-RJ) e Luciano Bivar (PSL-PE), Datena sinalizou a possibilidade de se filiar ao PSL para disputar a Presidência, em 2022. No encontro, Datena não expressou diretamente desejo de ser candidato a presidente, mas o partido insiste nessa possibilidade.
“Meu foco é o Senado. Mas se eles acharem que posso ser candidato a presidente, se houver possibilidade científica, baseada em pesquisa, até posso ser. Se não tiver viabilidade de disputar, não vou me meter a besta de concorrer contra quem está muito mais forte do que eu. Que eu vou ser candidato, vou ser, só não sei a quê”, disse Datena.
É a segunda vez que um parlamentar paraibano se envolve diretamente para viabilizar um apresentador de TV como candidato a presidente. Em 1989, o ex-deputado Marcondes Gadelha chegou a pavimentar a candidatura de Sílvio Santos, que depois seria impugnado por questões formais de registro de filiação partidária ao PMB.
Périplo – Caso seja formalizado seu ingresso ao PSL, será o sexto partido de Datena. O apresentador já foi filiado ao PT, onde ficou por 13 anos. Na sequência, PP, PRP, Dem e, mais recentemente, MDB. Chegou a ser pré-candidato a prefeito e vice-prefeito de São Paulo por seus três últimos partidos. Em 2018, declinou de concorrer ao Senado.