EM 2024… Pedro admite disputar prefeitura e poderá ser o primeiro embate direto de Cícero com Cunha Lima desde rompimento
Caso realmente se confirme, poderá ser o primeiro embate direto entre Cunha Lima e Cícero Lucena, desde que se afastaram politicamente.
Há poucos dias, durante entrevista à Imprensa, o ex-deputado e ex-candidato a governador, Pedro Cunha Lima, admitiu estar avaliando a possibilidade disputar a prefeitura de João Pessoa, nas eleições do próximo ano, pela oposição. Ou seja, uma disputa direta contra Cícero, candidato à reeleição.
Pedro revelou estar residindo em João Pessoa, e que vem acompanhando, com atenção, todas as demandas da população. E, segundo admitiu, avalia ter um projeto consistente para apresentar à população, na disputa de 2024, capaz de sensibilizar o eleitorado.
Dentro do seu espectro político, Pedro tem outro postulante: o deputado Ruy Carneiro. E há uma curiosidade sobre como o ex-deputado irá convencer Ruy a desistir da disputa em seu favor. Ou, quem sabe, apresentar as duas candidaturas, que poderiam unir forças num eventual segundo turno.
Histórico – Cícero Lucena iniciou sua carreira política, como vice-governador de Ronaldo Cunha Lima. Durante a gestão, Cícero chegou a assumir o governo interinamente em várias oportunidades, e, depois, em definitivo, quando Ronaldo se licenciou para disputar o Senado.
Havia uma intensa afinidade entre os dois. Que se consolidou na primeira eleição de Cícero à prefeitura de João Pessoa, em 1996, parceria repetida em sua reeleição, quatro anos depois. Em 2006, Cícero foi candidato e eleito senador, em dobradinha com Cássio Cunha Lima que foi reeleito governador.
O afastamento iniciou em 2010, quando Cássio apeou do projeto do então senador Cícero, que era disputar o governo do Estado. Cássio apoiou seu adversário, Ricardo Coutinho. Cícero desistiu da disputa para não confrontar Cássio, então candidato ao Senado. Mas, não participou da campanha.
Em 2012, Cícero disputou a prefeitura (foi derrotado por Luciano Cartaxo), já sem apoio de Cássio e, logo depois, com o final de seu mandato de senador, anunciou afastamento da política. Foi uma quarentena que terminou, em 2020, quando se elegeu prefeito de João Pessoa, para um terceiro mandato. Cássio apoiou Ruy Carneiro na disputa.
Na eleição do ano passado, Cícero apoiou à reeleição de João Azevedo. Cássio seguiu com Pedro, pela oposição.