
O ex-deputado federal Aldo Rebelo (MDB-SP), 69 anos, voltou a criticar a condução do Governo Lula na Cop30, realizada em Belém (PA). Rabelo classificou o encontro como um “fiasco político”. Há poucos dias, Aldo já havia criticado a agenda que vinha sendo proposta por Lula, além da abordagem de favorecer ONGs estrangeiras que ocupam a Amazônia.
O ex-ministro no Governo Dilma afirmou que o encontro climático em Belém (PA) teve pouca participação de líderes estrangeiros. Lembrou que não veio o presidente da China, nem dos demais países do Mercosul: “Não veio o presidente da Rússia. Não veio o presidente do Uruguai, do Paraguai, da Argentina. Ou seja, os Brics e o Mercosul não apareceram por aqui.” Ainda ironizou que Donald Trump “não enviou nem o porteiro da Casa Branca”.
Em vídeo, postado no X, Aldo Rabelo também ironizou o evento organizado pela primeira-dama, Janja, que teve baixíssimo comparecimento: “Não tinha nem gente para o coquetel que a primeira-dama organizou e que chegou atrasada também. Foi um fiasco político.”
Trajetória – Aldo Rabelo foi ministro da Defesa (2015-2016), da Ciência e Tecnologia (2015), do Esporte (2011-2015), e ainda ocupou Secretaria de Coordenação Política da Presidência da República (2004-2005). Como o deputado federal, foi eleito cinco vezes pelo PCdoB, e foi presidente da Câmara dos Deputados (2005-2007).