Bons números do agronegócio da Paraíba são refletivos na 55ª Expapi (Exposição Paraibana de Animais e Produtos Industriais, realizada no Parque de Exposições Carlos Pessoa Filho, em Campina Grande, que terminou no último domingo (25/05). Segundo dados da Secretaria de Agropecuária e Pesca, o volume de negócios fechados na feita ultrapassou a casa dos R$ 20 milhões.
Foram oito dias de programação com a realização de leilões de animais, exposição de raças e equipamentos agropecuários, mostra de mel, queijo e ovo caipira. Segundo o secretário da pasta, Joaquim Hugo, “a Expapi deste ano foi mais um sucesso em Campina Grande em negócios fechados, na qualidade dos animais expostos, na participação do público”.
Na mesma direção falou o presidente da Apacco (Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos), Júnior Nóbrega: “Foram mais de R$ 20 milhões em negócios, superou todas as estimativas”. Foram mais de 1,3 mil animais participantes, veículos como tratores e outros equipamentos expostos e negociados durante o evento. Produtos gastronômicos e artesanato também foram comercializados durante os oito dias de programação.
Ainda durante o evento, foram realizados a exposição especializada de cavalos da raça Mangalarga Marchador, o concurso da raça Guzerá, a participação do Núcleo Nelore da Paraíba e o concurso da Raça Guzerá. Além disso, ocorreram as exposições Nordestina do Minigado, a Nordestina de Mini Pônei, e a Copa Cabrito da raça caprina Anglo-Nubiana. Outro momento foi o Festival do Queijo, do Mel e dos Ovos.
A 55ª Expapi também foi marcada positivamente pela realização pela Sedap-PB da IV Reunião do Fessagri (Fórum de Secretários e Secretárias de Agricultura da Paraíba) e do III Encontro de Mulheres no Agro. A 55ª Expapi, além do Governo do Estado, através da Sedap-PB, é uma realização da Apacco e do Sebrae-PB.
Entre os muitos fundamentais apoios para a sua realização, o evento contou com a participação da Sociedade Rural da Paraíba, da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil na Paraíba, da Federação da Agricultura da Paraíba (Faepa-PB), do Sistema Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (Senar-PB), do Banco do Nordeste e do Governo Federal, através do Ministério da Agricultura e Pecuária.