EM CARTAZ Luzzco traz uma travessia lúdica pela vida e obra de Ariano
Uma imersão na arte, na vida, na obra e na magia de Ariano Suassuna. É o que propõe a exposição “O Auto de Ariano, o realista esperançoso”, em exibição diária no Espaço Luzzco, em João Pessoa, até o mês de junho.
A mostra conduz os visitante a um breve e lúdico passeio pelas raízes, inspirações e legado do “mentiroso lírico”, como ele mesmo se define.
Nela, conhecemos um pouco mais sobre sua raiz circense – o Ariano palhaço e fundador do Circo da Onça Malhada; sua infância demarcada pelo assassinato do pai, João Suassuna, e pela herança literária que ele foi buscar em sua biblioteca, com leituras diárias de Machado de Assis e Cervantes; seu amor pela esposa Zélia, divisor de águas em sua obra; e, claro, as referências e riqueza de sua obra, notadamente “O Auto da Compadecida”.
A imersão em Ariano é dividida em cinco Atos, além da Introdução: Amor pela poesia; Amor pela sua aldeia; Amor da vida; Amor que contagia; e Amor imorrível. Em cada um deles, um mergulho lúdico pelo Movimento Armorial e seu colorido e lírico universo. Imagens, música, objetos, ilustrações, fotografias e trechos de suas famosas aulas-espetáculos compõem a exposição, que revela toda a pluralidade do escritor.
A paixão de Ariano pelos livros deu-lhe asas, como ele costumava dizer. Conhecer e imergir sobre sua vida e obra dá ao espectador esperança de sonhar; conhecer a força e beleza do sertão nordestino; e encontrar na arte motivos para acreditar e sorrir diante da, por vezes, bruta realidade.
Serviço – A exposição está em exibição diariamente, no Espaço Luzzco, no bairro do Altiplano, das 14h às 19h, e os ingressos podem ser adquiridos pela internet ou na bilheteria do local pelos preços de 70 reais – inteira e 35 – a meia.
Reny Barroso