O governador João Azevedo e o prefeito Bruno Cunha Lima mantiveram, na manhã desta quinta (dia 8), reunião no Palácio da Redenção, para discutirem ações conjuntas do fortalecimento da infraestrutura de Saúde de Campina Grande, necessária para o enfrentamento à pandemia e ao pós-pandemia.
Em fala conjunta, João e Bruno afirmaram que o encontro, além de servir para “aparar eventuais diferenças, também para atender interesses públicos da Saúde da população”. Outro ponto de pauta foi a retomada econômica da cidade no pós-pandemia. A audiência durou cerca de uma hora e meia.
Nos últimos tempos, o prefeito cobrou ações efetivas por Campina Grande, alegando que o governo do Estado havia “esquecido” a cidade. Bruno, como se sabe, apoia a pré-candidatura do ex-prefeito Romero Rodrigues ao governo do Estado, em oposição a João Azevedo, que irá tentar a reeleição em 2022.
Saúde – Durante a audiência, Bruno sugeriu parcerias com o Estado, pediu o estreitamento na relação entre os setores de planejamento das secretarias municipal e estadual de Saúde para trocar de informações relativas à produtividade dos equipamentos (sobretudo o Hospital de Trauma), suporte financeiro para a aquisição de equipamentos hospitalares e a atualização da PPI (Programação Pactuada Integrada).
Infraestrutura e empregos – Também foi discutida parceria na obra de continuação do Canal de Bodocongó até a Alça Sudoeste (nova via de acesso para a cidade), possibilitando a extensão da ponte do Cruzeiro até à Alça Sudoeste, além do potencial de desenvolvimento industrial e comercial do Complexo Aluízio Campos, com parceria num plano de investimentos em infraestrutura, atração de empregos, consolidação de um condomínio de empresas.
Bruno disse que a prefeitura de Campina Grande está à disposição para apoiar, no que for de sua, responsabilidade, o projeto de construção, pelo governo do Estado, do Centro de Convenções.
Transporte público – Bruno Cunha Lima tratou com João Azevedo também de uma isenção de ICMS permanente para o combustível das empresas de transportes coletivos urbanos, acentuando a corresponsabilização do Estado na demanda suportada pelos municípios. A ideia é que, com esta medida, haja um impacto positivo para a tarifa.
Azevedo – Ao final da reunião, João Azevedo recomendou aos secretários estaduais reuniões técnicas com a equipe da prefeitura e assegurou que serão firmados novos convênios. Propôs, inclusive, transferir o Parque de Bodocongó, próximo ao campus I da UEPB, para o município.
Equipes – Acompanharam o prefeito na audiência os secretários Gustavo Braga (Finanças), Félix Neto (Planejamento), Filipe Reul e Gilney Porto (titular e executivo da Saúde), além do superintendente de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande, Carlos Dunga, e Marcos Alfredo (Comunicação).
Já da equipe do governador, integraram a reunião os secretários Geraldo Medeiros e Renata Nóbrega (titular e executiva da Saúde), Deusdete Queiroga (Infraestrutura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente), Nonato Bandeira (Comunicação) e Ronaldo Guerra (Chefe de Governo).