EM DOSE DUPLA Polícia Federal cumpre mandados nas operações Subprime e Pão de César que investiga compra de votos na Paraíba
A Polícia Federal vem atuando, no atacado, na manhã desta quarta (07/12), com duas operações em andamento: Subprime e Pão de César. São vários vários mandados de busca e apreensão.
A Operação Pão de César é resultado das investigações que apuram denúncias de compra de votos, nas eleições de primeiro turno, na Paraíba, e foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, em Aparecida, João Pessoa e Patos.
As investigações apontaram distribuição ilegal de cestas básicas, especialmente na região de Patos.
O nome da operação refere-se a um dos elementos da política do “pão e circo”, implementada por imperadores da Roma antiga com a finalidade de manter a plebe fiel à ordem estabelecida e conquistar o seu apoio.
Já a Operação Subprime apura fraudes na obtenção de financiamentos habitacionais junto à Caixa Econômica Federal na Paraíba. Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão.
De acordo com as primeiras informações da Polícia Federal, o esquema fraudulento teria provocado um prejuízo de R$ 10 milhões para a Caixa.
O nome Subprime faz uma referência à crise financeira mundial e 2008, que começou por conta de uma bolha no mercado imobiliário dos Estados Unidos, decorrente, entre outros motivos, da contratação de hipotecas por pessoas que não tinham condições de pagar.