HOJE EM LADOS OPOSTOS… Progressistas de Aguinaldo e União Brasil de Efraim avançam por federação, diz presidente do partido

Está para ser criado um novo agrupamento político que poderá criar uma bancada de peso no Congresso, mas com desdobramentos antagônicos nos Estados, especialmente na Paraíba, Trata-se de criação da federação envolvendo o Progressistas do deputado Aguinaldo Ribeiro e o União Brasíl do senador Efraim Filho.

Efraim e Aguinaldo, como se sabe, estão politicamente em campos opostos. Em Brasília e, especialmente, na Paraíba. Aguinaldo figura na base do governador João Azevedo (PSB), enquanto Efraim faz oposição a João e coloca-se, atualmente, como pré-candidato ao Governo do Estado em 2026.

Caso a federação seja efetivamente, o novo agrupamento terá a maior bancada da Câmara, com 109 deputados ( distribuídos entre 59 do União e 50 do Progressistas). Terá se constituído ainda na terceira maior do Senado, com 13 integrantes (Sete do União e seis do Progressistas). PSD e PL ainda irão liderar com 15 senadores cada.

A sinalização para o avanço das negociações pela nova federação foi dada pelo senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas: “Após intensa discussão, deputados federais, senadores e presidentes de diretórios estaduais decidiram, por unanimidade, dar pleno aval à presidência do partido para prosseguir as tratativas no sentido de consolidar a criação da federação.”

Ainda de acordo com Ciro, a tendência será de desembarque do apoio ao Governo Lula. Os dois partidos têm, atualmente, quatro ministérios.

De acordo com os entendimentos, o comando dos diretórios estaduais será dividido entre os partidos, seguindo critérios de tamanho de bancada no Congresso e proporcionalidade. Já a presidência da federação será exercida de forma intercalada. Já há, inclusive, uma sinalização para que o ex-presidente da Câmara, Arhur Lira (Progressistas) inicie como presidente.

Aguinaldo e Efraim ainda não se manifestaram sobre o assunto. As informações são de O Globo. (mais em https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2025/03/18/pp-decidi-por-federar-com-uniao-brasil-apos-deliberacoes-internas.ghtml)