EM MEIO À PANDEMIA Rede CNN traz que a Paraíba teria adquirido respiradores por até quatro vezes o valor comprado por outros Estados
Reportagem do portal CNN Brasil sobre a compra de insumos de combate ao coronavírus pelos Estados, traz revelações preocupantes. Foi apurado que o “preço de respirador comprado por Estados varia até quatro vezes e enfrenta apurações”. Um desses Estados é a Paraíba. “Ao menos oito Estados têm investigações por causa do preço ou qualidade desses produtos”, complementa a reportagem.
É o que aponta levantamento realizado pela rede CNN com os Ministérios Públicos de Contas nos Estados e com as próprias secretarias de Saúde. Dos 15 estados pesquisados foi possível identificar que Minas Gerais foi que adquiriu os equipamentos ao menor preço: R$ 48,7 mil. Na Paraíba, os 30 respiradores anunciados pelo governador João Azevedo teriam sido adquiridos por… R$ 164 mil, a unidade.
Segundo a reportagem “os governos têm apontado que as diferenças de preço têm a ver com uma série de fatores, como onde retirar o produto (junto ao fornecedor ou entregue diretamente na cidade), garantia de manutenção dos produtos prevista em contrato, bateria para funcionamento em caso de queda de energia, entre outros”, como é o caso da Paraíba. (mais em https://bit.ly/3gsUPVJ)
REPRODUÇÃO DE TRECHO DA REPORTAGEM…