EM QUAL ACREDITAR? Pesquisa DataFolha dá vitória de Lula já no 1º turno, BrasMarket dá Bolsonaro 6,8% na frente
Afinal, o que tem em comum as mais recente pesquisa do DataFolha e do BrasMarket? Talvez apenas os sujeitos ocultos por trás de cada uma delas, meu caro Paiakan. Já os números…
No DataFolha de 28 de julho último, Lula (PT), vinha com 47% da intenção de votos, contra 29% para Bolsonaro (PL), uma diferença 18% em favor do petista, sinalizando uma vitória de primeiro turno.
No BrasMarket de 5 de agosto, ou seja, apenas sete dias depois, Bolsonaro lidera com 39,9% da intenção de votos, contra 33,1% de Lula. Uma diferença pró Bolsonaro de 6,8%, indicando uma disputa de segundo turno.
Entre as duas pesquisas, claramente, antagônicas, houve várias outras, como a mais recente delas, duas mais mais recentes, PoderData e FSB/BGT.
Na amostragem do PoderData ( 2 de agosto) Lula registrou 43% das intenções de voto no 1º turno, enquanto Bolsonaro marcou 35%.
Na pesquisa FSB/BGT, Lula tem 41% (após cair 3% em relação à anterior do mesmo instituto), enquanto Bolsonaro vai a 34% (após crescer 3%).
Ou seja, há pesquisas pra todo os públicos e gostos. No meio da guerra de números está o cidadão que, certamente, diante de tantas discrepâncias, certamente vai procurar se pautar pelo que seus sentidos sinalizam.
De qualquer forma, parece evidente que a diferença entre os dois candidatos, sem querer desmerecer a pesquisa do DataFolha, está abaixo dos dois dígitos, e pode estar se estreitando, com as mais recentes medidas adotadas pelo governo, como redução do ICM dos combustíveis e aumento de benefícios como Auxílio Brasil.
Mas, é, obviamente, apenas uma impressão, meu caro Paiakan, porque a julgar pelas pesquisas, os números não são lá tão confiáveis, dada a discrepância entre elas…