EM QUEDA LIVRE… Mais 22 prefeitos confirmam desfiliação do PSB e partido ricardista desmorona na Paraíba alvejado pela Calvário
Confirma-se o que já se sabia, desde a virada do ano: debandada de prefeitos do PSB. Já se sabia que, dos 53 prefeitos eleitos em 2016, cerca de 40 (número emblemático) já havia deixado ou decidido deixar o partido. A confirmação veio nesta sexta (dia 31), quando 22 prefeitos formalizaram desfiliação da legenda, sinalizando que irão seguir o governador João Azevedo. (mais em http://bit.ly/2U3rfgF)
Em carta aberta, os prefeitos atacam o ex Ricardo Coutinho, pela intervenção no PSB: “Este projeto político que fazemos parte e que defendemos, elegeu João Azevedo governador do Estado, mas o partido decidiu seguir por outro caminho. Todas as decisões foram tomadas sem diálogo, sem ouvir aqueles que estavam na ponta, dentro dos municípios. Sem um processo democrático, onde todos têm voz e vez, não há construção partidária e não entramos no PSB para não sermos ouvidos.”
Em queda livre, o partido desmorona após Ricardo Coutinho, o chefão da organização criminosa, ser alvejado pela Operação Calvário. O ex-governador foi preso em dezembro e poderá voltar para a prisão, se depender da Procuradoria-Geral da República e o Gaeco, que já pediram que a liminar quer permitiu sua soltura seja revista.
Debandada – Não bastasse já ter perdido pelo menos 40 prefeitos (22 de uma penada só) e uma quantidade proporcional de vereadores, o partido começa a se desintegrar literalmente como um dos efeitos colaterais da Operação Calvário e a prisão do ex-governador.
Vários deputados e vereadores devem deixar o partido, agora em março, com a abertura da janela de mudança partidária. Confirmados para sair os deputados Adriano Galdino, Hervázio Bezerra, Pollyanna Dutra e Ricardo Barbosa. Buba Germano ainda estaria indeciso. Jeová Campos avalia convite para se filiar ao PT. Só devem permanecer Cida Ramos e Estela Bezerra. Se sobreviverem à Calvário.
Na Câmara, Léo Bezerra e Tibério Limeira fizeram opção por João Azevedo e já não recebem orientação do comando do partido. Tanilson Soares está com um pé fora do partido também. Esta semana, foi a vez da ricardista Sandra Marrocos anunciar que deixará o PSB em março, para se filiar ao PT. Com isso, a bancada deve ser extinta na Câmara de João Pessoa.
PREFEITOS QUE DEIXAM O PARTIDO AGORA…