EM SÃO PAULO Gualter Ramalho apresenta inovações implantadas pela Unimed com novo modelo de gestão
O case de sucesso da Unimed de João Pessoa foi destaque durante o,5º Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão em Saúde, em São Paulo, no último final de semana. Uma radiografia com as bem-sucedidas experiências implementadas no Estado foi apresentada pelo médico Gualter Lisboa Ramalho, presidente da cooperativa.
O evento, que reuniu algumas das maiores lideranças da área de gestão em saúde. Gualter Ramalho abordou em sua exposição o tema “Como obter êxito no cenário atual”, dentro do painel “Transformação da saúde: panorama das operadoras de saúde no Brasil”. Gualter está em seu segundo mandato à frente da Unimed JP.
O debate teve dois palestrantes: o ortopedista Fernando Moisés Pedro, superintendente executivo de Gestão da Bradesco Saúde, de São Paulo, que abordou o tema “Visão de futuro”, além do médico Carlos Lobbé, diretor regional no Rio de Janeiro da operadora de saúde MedSênior, que apresentou o tema “Verticalizar para sobreviver?”
O painel teve como moderadores o anestesiologista Mauro Azevedo, do Rio de Janeiro, e a maratonista e gastroenterologista Mariléa Souza, da Bahia.
Apresentação – Em sua exposição, Gualter traçou fez um panorama dos quatro anos de sua primeira gestão, que começou em março de 2020, no início da pandemia e mostrou os resultados alcançados no combate à covid-19 e a transformação cultural pela qual a Unimed João Pessoa vem passando, com a implementação de um novo e moderno modelo de gestão.
“Avaliamos o convite como mais uma confirmação de que estamos no caminho certo, em razão do teor do tema abordado, bastante desafiador”, pontuou. E arrematou: “Falar sobre a Unimed João Pessoa como um ‘case’ de sucesso no V CBIGS, um evento repleto de gestores experimentados, nos encheu de orgulho do trabalho de time que está sendo desenvolvido.”
Soluções – Organizado pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), a proposta do CBIGS é descobrir soluções inovadoras, preenchendo lacunas de negócio, gestão e inovação na área da saúde. Durante dois dias (12 e 13), foram desenvolvidas temáticas relacionadas à saúde do futuro.
Além de médicos, o CBIGS foi voltado para gestores, líderes, administradores, médicos, residentes, acadêmicos, enfermeiros, farmacêuticos, representantes comerciais e qualquer outro profissional interessado nas temáticas do futuro da saúde.
Em sua quinta edição, o CBIGS foi desenvolvido a partir do Simpósio de Inovação e Gestão em Anestesiologia (Siga), realizado em 2019, em Salvador. Na época, Gualter Ramalho era diretor-secretário geral da SBA e ficou responsável pela coordenação do evento.