Enquanto Governo RC vem entre os lanternas no ranking da transparência a Prefeitura de João Pessoa apresenta nota 9
Não tem comparação. O governador Ricardo Coutinho, que tem assumido o embate contra outros candidatos a prefeito, no lugar da candidata do PSB, Cida Ramos, terá dificuldades para se explicar, ao longo da campanha, por que, enquanto a sua administração apresenta o 4º pior índice no ranking nacional da transparência, a Prefeitura de João Pessoa, por exemplo, segue com nota 9.00.
Pelo menos na disputa contra o prefeito Luciano Cartaxo, e neste particular, o governador candidato-lombardi terá dificuldades para fazer o comparativo. Não se trata, obviamente, de afirmar que a nota da Prefeitura é um primor. Há espaço para melhorar, mas no comparativo com o Governo do Estado, chega a ser desmoralizante, para quem fala tanto em gestão republicana.
João Pessoa apresentou nota 9.0, a mesma que apresentou no estudo realizado, em 2015, pelo MPF (Ministério Público Federal). Lucena, Pirpirituba e Nova Floresta lideram o ranking com nota 10.00. Enquanto, Cachoeira dos Índios, Imaculada e Pilõezinhos vem na lanterna como as piores cidades no ranking da transparência no Estado, apresentando nota 0.00.
A CGU (Controladoria Geral da União) também posicionou João Pessoa, em 2015, dentre as mais transparentes do País. Já o TCE (Tribunal de Contas da Paraíba) também apontou João Pessoa como a mais transparente dos municípios paraibanos.
Paraíba – Como se sabe, apesar do nível de transparência de Estados e Municípios terem aumentado de 3,92, em 2015, para 5,15, em 2016, ou seja, 31% nos últimos seis meses, a partir da atuação coordenada do MPF (Ministério Público Federal) em todo o País, a Paraíba ficou na 4ª pior posição do ranking.