No presente, os trabalhos já foram iniciados. Tratam-se da obras do chamado Complexo Rodoviário Ponte do Futuro que o governador João Azevedo inspeciona na manhã desta quinta-feira (27/02), em companhia de secretários e engenheiros responsáveis pelo projeto.
A obra, como se sabe, irá interligar a BR-230, em Cabedelo, à BR-101 Norte (sentido Natal), além de ser uma opção para acessar Lucena, por via terrestre, de forma mais rápida. O trecho iniciado da obra fica à Rua Mata Atlântica, nas proximidades do Condomínio Alamoana, em Cabedelo.
O projeto integral consta da construção de duas pontes, a primeira da BR-230 a BR-101 Norte, com pista de 7,2 metros, pista de passeio com 3,3 metros, ciclovia de 2,5 metros e acostamento de 2,5 metros, além de um mirante para ver o pôr do sol no Jacaré. E tem 2 quilômetros.
Já a segunda será construída sobre o Rio da Guia, em Lucena, incorporando um viaduto sobre a linha férrea, com 40 metros, cujos trabalhos de fundações já foram iniciados, e terá uma extensão de 420 metros.
Valor – A obra é orçada em R$ 465,5 milhões, conforme informações do Governo do Estado, e está sendo realizada pelo Consórcio Jampa, que é integrado pelas empresas Construtora A. Gaspar e Arteleste Construções. A previsão de entrega é até o final de 2026.
Complementos – Em complemento, está previsto um prolongamento da PB-011, de Forte Velho a Lucena, com 11,2 km de extensão, até o entroncamento com a PB-019, afora a adequação de PB-025 até o entroncamento da BR-101, com extensão de 500 metros.
O acesso para a ponte, para quem sai de Cabedelo, será feito no km 9,64 da BR-230, no bairro de Intermares, próximo ao início do Viaduto de Intermares, no sentido João Pessoa a Cabedelo.