Epidemia de violência: 27 ônibus assaltados em uma semana em João Pessoa
A Paraíba não consegue sair do noticiário policial. Dois dias após o jornal O Estadão trazer a Paraíba como o 3º mais violento do País, eis mais uma notícia de impressionar: dados do Ciop ( Centro Integrado de Operações Policiais) da PM revela que, em uma semana, nada menos de 27 ônibus foram assaltados em João Pessoa.
Trata-se de um recorde. Talvez nacional. E essa escalada de violência ocorreu, depois do governador Ricardo Coutinho anunciar, com toda pompa e circunstância, a chamada Operação Ônibus Seguro, com a promessa de assegurar tranquilidade aos passageiros que usam a frota de coletivos da Capital. Foram 27 assaltos a ônibus.
A situação é tão grave que oficiais do Comando da PM têm ocupado espaço na mídia para pedir a ajuda da população. Em nota distribuída à Imprensa, pedem colaboração dos usuários: “Certamente muitos usuários no interior dos ônibus têm condições de nos darem ou repassarem informações preciosas para a Polícia Militar poder agir.”
A situação de descontrole no âmbito da Segurança é tão flagrante, que até a Policia Militar decidiu ir às ruas para protestar contra a violência, partir das 14h desta segunda (dia 8), em Campina Grande. Será uma caminhada começando pela Praça da Bandeira. A convocação está sendo feita pelas entidades que representam os policiais. Mais em http://fb.me/2aIb5VuDf .
Reportagem do último sábado (dia 6), do jornal O Estadão, revelou que a Paraíba saltou, nos últimos três anos, para a posição de 3º Estado mais violento do País, conforme dados do DataSus. Segundo O Estadão, nesse período, diferente do que o Governo do Estado tem anunciado em sua mídia oficial, houve um crescimento de 55% da violência. Mais em bit.ly/12cYsFk .