Época repercute entrevero do governador com ministra em Brasília
A revista Época trouxe, no blog do jornalista Felipe Patury, um dos ecos da audiência dos ministros Aguinaldo Ribeiro (Cidades) e Miriam Belchior (Planejamento) com o governador Ricardo Coutinho e o prefeito Luciano Cartaxo. Durante a reunião, a ministra se aborreceu com o governador por, segundo ela, descumprir acerto anterior em relação aos VLTs.
No encontro, enquanto o prefeito Cartaxo conseguiu emplacar 16 projetos de mobilidade urbana orçados em R$ 911 milhões, o governador saiu feda, de mãos abanando, por não ter apresentado projetos consistentes, segundo parecer dos técnicos do Ministério do Planejamento. Chegou a alegar que a mobilidade era mais uma questão do Município…
… E, em outro momento, o secretário Ricardo Barbosa (PAC) alegou que o Estado só foi cientificado da reunião na última quinta-feira (dia 1). Ao que a ministra Mirim respondeu: “Todos foram convidados na quinta-feira, inclusive a Prefeitura de João Pessoa, que teve o cuidado de apresentar seus projetos normalmente. O que faltou ao Governo do Estado?”
A ministra se aborreceu com o governador em relação aos VLTs, por se negar a manter a parceria com a CBTU, que vem tocando o projeto: “Governador, não sei por que o senhor está se negando, porque não foi isso que nós acertamos antes. E o senhor não acertou com outra pessoa, não. O senhor acertou diretamente comigo. Se está se negando agora, e não quer cumprir com a palavra é outra história!”
Em o que jornalista Felipe registrou em seu Blog: “O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, do PSB, ficou muito irritado com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, depois que soube da compra de trens e vagões para o sistema de transporte ferroviário da capital João Pessoa pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Com a participação do prefeito da capital, o petista Luciano Cartaxo, Coutinho deixou a reunião reclamando que não tinha sobrado nada para ser executado pelo governo estadual.”