Erundina inicia campanha para a criação de novo partido, o Raiz. País já tem 35 legendas
Virou moda criar partidos políticos no Brasil. O próximo será gestado pela deputada paraibana Luíza Erundina (Rede-SP). Trata-se do Raiz Movimento Cidadanista, ou simplesmente Raiz. As bases da nova legenda serão apresentadas no próximo dia 22 de janeiro, durante o Fórum Social Mundial, que acontecerá em Porto Alegre (RS).
A paraibana admite que se inspirou no partido Podemos, da Espanha, e o Syriza, da Grécia, de matriz socialista, para a criar o Raiz. Segundo a deputada, já houve articulação para início da coleta de assinaturas em 21 Estados, inclusive a Paraíba, visando a oficialização do pedido de criação do novo partido junto ao Tribunal Superior Eleitoral.
Para conseguir formalizar o pedido, Erundina precisará apresentar um mínimo de 486 mil assinaturas, documentalmente comprovadas. Caso seja criado, o Raiz será o 36º partido brasileiro. Mas, é improvável que ela consiga todas as assinaturas em 2016. Enquanto não constitui formalmente a legenda, Luíza Erundina deve se transferir para o PSOL.
Contra o impeachment – A deputada, que já se manifestou oficialmente contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff, pretende ocupar o vazio criado no eleitorado que tradicionalmente votava no PT: “Somos contra o impeachment, mas temos críticas profundas ao governo Dilma.”