Escândalo do Fantástico: dinheiro do Pacto Social do Governo RC teria bancado obra fantasma
A informação circulou como um rastilho de pólvora na tarde desta quinta (dia 18). Tudo começou com uma reportagem do programa Fantástico (Rede Globo), último domingo, sobre o escândalo de desvio de recursos, delatado pelo empresário Francisco Justino. E fechou o firo com a prisão da prefeita Cláudia Dias (Monte Horebe), seu esposo, Fábio Barreto, e outras pessoas da região.
Moradores da região identificaram nas imagens da Rede Globo uma determinada placa (já bem estragada – veja na imagem acima) da construção de uma escola (com quatro salas de aulas), na cidade, financiada com recursos do Pacto Social do Governo do Estado, no valor de mais de R$ 560 mil. Os recursos foram liberados pelo governador Ricardo Coutinho após assinar convênio com a prefeita Cláudia, em 2014, ano eleitoral (veja foto abaixo). Mais no portal do Governo em http://paraiba.pb.gov.br/ricardo-discute-pacto-social-com-prefeitos-de-aracagi-e-monte-horebe/.
Conforme denúncia em delação premiada do empresário Francisco Justino à Justiça, havia uma combinação com os prefeitos da região para sua empresa ganhar a licitação, com valores superfaturados. A obra nem sempre era realizada, mas o dinheiro era liberado, e então era rateado entre o empresário e o prefeito, conforme a reportagem do Fantástico.
Mandados – Na manhã desta quinta, o Gaeco da Polícia Militar, acompanhado do Ministério Público Estadual e equipes do Choque cumpriram 27 mandados de buscas e apreensões, além de sete prisões preventivas, ainda no âmbito da Operação Andaime III semelhante à Operação Andaime deflagrada pelo Ministério Público Federal.
Na cidade de Monte Horebe , a prefeita Cláudia Dias (PSB), o esposo dela, Fábio Barreto e mais quatro pessoas foram presas pela Polícia Militar. A prefeita foi conduzida ao 6º Batalhão de Bombeiros Militar (Sousa). Já seu esposo Fábio e os demais foram levados ao presídio de Cajazeiras.
CONFIRA O VÍDEO DO PROGRAMA… (a imagem da placa está a partir do momento 3:08)