ESCRITOR E HISTORIADOR… O paraibano Sales Gaudêncio é eleito para integrar o Pen Clube do Brasil

O escritor e historiador paraibano Francisco de Sales Gaudêncio foi eleito para integrar do Pen Clube do Brasil, uma das mais tradicionais instituições culturais do País, que já tem como filiados Elizabeth Marinheiro e José Neumanne Pinto. Vice-presidente da Academia Paraibana de Letras, Sales também é conselheiro do Centro Celso Furtado.

O Pen Clube do Brasil, fundado no Rio de Janeiro em dia 2 de abril de 1936 pelo Teatrólogo e Romancista Cláudio de Sousa, é uma organização de escritores empenhada na defesa da liberdade de expressão e nos direitos e valores humanistas. Faz parte do Pen Internacional e possui uma ligação linguística com seu correspondente em Portugal.

Como uma associação civil, de caráter cultural, não governamental e sem fins lucrativos, o Pen do Brasil congrega escritores e profissionais da palavra de nacionalidade brasileira como poetas, escritores e novelistas (no inglês Poetry, Essay and Novel, originando a sigla P.E.N.).

Membros – Desde a sua criação, a instituição reuniu grandes ícones da literatura nacional, como Guimarães Rosa, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade e Austregésilo de Athayde.

Além disso, contou com nomes como Carlos Heitor Cony, Ronaldo Cunha Lima, José Mindlin, José Sarney, João Ubaldo Ribeiro e Paulo Coelho. Também integraram o clube Nélida Piñon, Alberto da Costa e Silva, Stella Leonardos, Rosiska Darcy de Oliveira, Arnaldo Niskier, Evanildo Bechara, Mary Del Priori, entre outros.