Especulações de que RC deixaria Governo pra disputar Prefeitura fragilizam Cida e já se fala em nova substituição
Há poucos dias, setores da mídia ligados ao governador Ricardo Coutinho andaram especulando a possibilidade dele deixar o Governo para disputar a Prefeitura de João Pessoa. Bem, primeiro, há uma impossibilidade jurídica. Ricardo não deixou o cargo dentro do prazo para se habilitar no processo eleitoral.
Segundo, a operação, se fosse legalmente possível, traria um risco político considerável. Evidente que Ricardo Coutinho não confiaria em deixar o Governo para Lígia, na verdade, para o deputado Damião Feliciano, que se pauta muito mais pelas coisas pouco políticas do coração. A partir do eterno slogan de suas campanhas.
Finalmente, seria um pulo no escuro, porque não garantiria imediatamente sua eleição com prefeito de João Pessoa. É preciso observar como a população iria receber uma operação dessa ordem. Poderia parecer ambição desmedida pelo poder e terminar, na verdade, beneficiando ainda mais a reeleição do prefeito Luciano Cartaxo.
Mas, todas essas especulações de viés girassol terminaram fazendo estragos na candidatura de Cida Ramos. Claro. Na medida em que os próprios ricardistas especularam a possibilidade de sua (Ricardo) candidatura, foi como passar uma mensagem que Cida não está empolgando, como se esperava. As especulações fragilizaram Cida.
E novas especulações começaram a girar entre os aliados. Fala-se, ainda intramuros, na possibilidade do governador substituir novamente a candidatura do PSB. E a “bola da vez seria a deputada Estela Bezerra que, diferente de Cida, não iria partir do zero”. De fato, ela tem certo cacife eleitoral, é boa de briga e encarna melhor o espírito belicoso de RC.
Um desses aliados revelou ao Blog: “Não sei se pegaria bem o governador fazer essa substituição, até porque seria a segunda, depois de João Azevedo, mas os comentários são intensos nesse sentido. Não acredito, mas não é impossível.”