ESQUECERAM DELE? Ricardo Coutinho esperava um ministério de Lula para ter foro privilegiado. Mas, pelo visto, não terá
Pode-se dizer, meu caro Paiakan, que é praticamente impossível Ricardo Coutinho assumir um ministério do futuro governo Lula. O ex-governador, como se sabe, teria interesse em assumir um ministério para ter foro privilegiado nas ações que responde no âmbito da Operação Calvário. Mais de uma dezena.
Diante dessa impossibilidade, o ex-governador já estaria admitindo assumir uma outra pasta, desde que tenha alguma influência em programas do governo federal na Paraíba, vez que pretende voltar a disputar eleições, provavelmente a prefeitura de João Pessoa, a despeito da acachapante derrota em 2020.
Foram especulados por assessores seus o Banco do Nordeste, a Sudene e a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba). Nenhum desses cargos confere foro privilegiado. Mas, mesmo assim, não prosperou também.
Então, a alternativa seria um posto ligado à Presidência da República, diante de sua proximidade com Lula. De resto, a especulação na praça indica que o ex-governador já teria, inclusive, montado residência em Brasília.