ESQUERDA, VOLVER Ciro rebate Haddad após ser tachado de direita: “Esqueçamos o boneco. O problema é o ventríloquo!”
Há poucos dias, como amplamente noticiado, o ex-prefeito Fernando Haddad, ao defender uma frente de esquerda para tentar impedir a reeleição de Bolsonaro, chegou a listar Ciro Gomes dentre os candidatos de direita para as eleições de 2022.
Ciro deu o troco, usando uma conta no Twitter de seguidores, a Ciro Progressistas, que postou uma foto de Haddad e Lula, ao lado de Paulo Maluf, na campanha de 2012, quando disputou a prefeito de São Paulo e foi eleito.
Após a publicação da foto, o próprio Ciro Gomes postou: “Esqueçamos o boneco. O problema é o ventríloquo!”
Antecedentes – Haddad durante entrevista à Band de Manaus, quando indagado se poderia compor uma chapa com Ciro, afirmou: “A direita tem o Ciro, Moro, Mandetta, Huck, Dória, qual é o problema? Isso tudo tem um ano e meio para se discutir.”
E ainda: “Para derrotar o Bolsonaro temos que ter um pacto de todo mundo que é oposição ao apoiar quem for para o segundo turno. Esse é o pacto que tem que ser feito. E não o que foi feito em 2018, quando cada um foi para um lado e deixou o Bolsonaro ganhar.”
Diálogo – Nas últimas semanas, houve uma tentativa do ex-presidente Lula de uma conciliação, mas, aparentemente, não prosperou. Ciro declarou logo depois: “Nesse quadro de hiperfragmentação, quem for contra o Bolsonaro no segundo turno tem tendência de ganhar a eleição. O menos capaz disso é o PT. Por isso, a minha tarefa é necessariamente derrotar o PT no primeiro turno.” (mais em https://bit.ly/30cw2yq)