Está nas mãos de ministro paraibano julgamento “histórico” da cassação da chapa Dilma-Temer
Está nas mãos de um paraibano o que pode ser considerado o maior julgamento da história do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O ministro corregedor Herman Benjamim, nascido em Catolé do Rocha, é o relator das ações que pedem a cassação da chapa Dilma-Temer, reeleita em 2014. Herman tem afirmado que “a decisão será histórica”.
Não há uma previsão para o julgamento, mas o ministro tem se empenhado para dar maior celeridade ao julgamento das ações, que compreendem duas AIJEs (Ação de Investigação Judicial Eleitoral) e uma AIME (Ação de Impugnação de Mandato Eleitivo). As ações tratam de abuso de poder econômico e uso na campanha de recursos desviados especialmente da Petrobrás, na forma de propinas.
Herman, que se tornou relator de todas as matérias, ao ser empossa corregedor-geral do TSE, afirmou, na semana passada, que será o maior julgamento do Tribunal: “Mas, o encaminhamento que vimos dando é estritamente técnico.” Em caso de condenação, a decisão não atingirá Dilma, já afastada, mas poderá alcançar o atual presidente Michel Temer.
Dilma, na verdade, poderá ficar inelegível por oito anos. Os advogados de Temer levantam a tese de que os comitês de campanha eram separados, com prestações de contas distintas e defendem o fatiamento do julgamento.