Estelizabel vence Luciano Agra que poderá anunciar desfiliação ao PSB
Encerrou neste momento a apuração dos votos do congresso do PSB, realizado no Lyceu. A candidata Estelizabel Bezerra, como previsto, venceu o prefeito Luciano Agra, por ampla margem. O placar final foi de 305 a 142. Logo na primeira parcial, os números consagravam seu favoritismo, sinalizando em favor da candidata apoiada pelo governador Ricardo Coutinho: 76 a 36. Placar que saiu às 13h30.
A segunda parcial, com 127 (Estelizabel) a 66 (Luciano Agra) seguia confirmando a dianteira da ex-secretária, num universo de 583 filiados aptos a votar, de um total de 2.374. Os números finais, divulgados por volta das 14h00, foram: dos 448 que chegaram a votar, 305 optaram por Estelizabel, 142 ficaram com Agra, sendo que houve apenas um voto nulo.
Com esse resultado, o partido assume, oficialmente, a candidatura de Estelizabel Bezerra. Já ao prefeito Luciano Agra, que deixou a convenção cabisbaixo e demonstrando insatisfação com a condução do processo, só resta anunciar engajamento à candidatura formalmente lançada, ou optar por deixar o PSB, pois o apoio a outro candidato poderá carcterizar infidelidade punida com a expulsão.
A secretária Estelizabel deixou a convenção, agradecendo os votos da militância e dizendo que espera contar com o apoio do prefeito Luciano Agra, apesar do resultado adverso do congresso. Segundo EStelizabel, as regras do jogo democrático indicam que os vencidos nas instâncias partidárias devam apoiar os vencedores. “Faz parte de qualquer processo de homologação de candidatura”, afirmou.
A candidata aproveitou para direcionar críticas aos seus principais adversários. Contra José Maranhão, disse que João Pessoa não deveria eleger um prefeito “apenas porque ele nunca foi prefeito”. Quanto ao senador Cícero Lucena, Estelizabel insinuou que o candidato do PSDB tem “graves problemas com a Justiça, e a cidade de João Pessoa certamente não deseja voltar ao tempo da Confraria”.