ESTICANDO A CORDA Oposição reage após Governo anunciar ação no STF pra derrubar decisão da Câmara: “O Congresso vai reagir”

A oposição reagiu após o Governo Lula anunciar ação junto ao Supremo Tribunal Federal para anular decisão da Câmara que derrubou decreto do petista que aumentou o IOF. Três ações correm no STF: do PSol e, agora, da AGU (Advocacia-Geral da União), que pedem a anulação da decisão da Câmara, e uma outra do PL, que pede a suspensão do decreto do presidente Lula de aumento do do IOF.

O líder da Oposição na Câmara, deputado Coronel Zucco (PL-RS): “A resposta será firme. O Congresso saberá reagir à altura. O povo brasileiro não aguenta mais ser punido com mais impostos enquanto o governo insiste em dividir o país, governar na base do confronto e mentir para a população. A democracia exige respeito entre os Poderes.”

E ainda: “O IOF é um tributo de natureza regulatória, e não arrecadatória. O governo utilizou esse instrumento de forma abusiva, com o único objetivo de aumentar a arrecadação para cobrir o rombo fiscal que ele mesmo causou, sem qualquer medida real de controle de gastos. Isso é ilegal e inaceitável.”

As ações serão julgadas no Supremo com a relatoria do ministro Alexandre de Moraes.