Estudantes vão às ruas contra propaganda enganosa do Governo em escola
Os estudantes estão voltando ás ruas em Campina Grande. Tudo, segundo relato deles, por conta da “propaganda enganosa” do Governo do Estado em relação à reforma de algumas escolas. O caso mais emblemático é do Colégio Polivalente (Catolé). Segundo os estudantes, é pura enganação. Por conta disso, um protesto foi convocado para a tarde desta terça.
Uma das alunas (Maynara Santos) postou no facebook: “Você que está em casa pensando que as obras na escola estão a mil por hora, está tão enganado quanto eu estava. Hoje (dia 10) pela manhã, cheguei no Polivalente e me deparo com tudo parado: salas praticamente intactas; cadeiras, escadas e materiais de construção espalhados pelo pátio, salas e corredores; trabalhadores “em greve” e a sujeira comendo à vontade.”
Então arremata: “E eu não culpo os pedreiros por não agilizar as obras, pois eles, assim como todos não querem trabalhar de graça. O Governo, ao invés de investir na obra e pagar aos trabalhadores, fica investindo com campanhas publicitárias e faz o que de melhor sabe fazer: enganar! Isso tudo porque a educação já está muito boa né, pra quê aula?”
Por conta da situação em encontraram a escola, e diante de toda a propaganda oficial do Governo Ricardo Coutinho, indicando que transformou o Estado num canteiro de obras, os estudantes decidiram ir às ruas, na tarde de ontem para protestar. Eles pretendem realizar novas manifestações nos próximos dias, para denunciar outras obras em situação similar. Mais em https://www.facebook.com/maynara.santos.372.
Texto na íntegra:
“Você que está em casa pensando que as obras na escola estão a mil por hora, está tão enganado quanto eu estava. Hoje pela manhã, cheguei no Polivalente e me deparo com tudo parado: salas praticamente intactas; cadeiras, escadas e materiaisde construção espalhados pelo pátio, salas e corredores; trabalhadores “em greve” e a sujeira comendo à vontade.
E eu não culpo os pedreiros por não agilizar as obras, pois eles, assim como todos não querem trabalhar de graça. O Governo, ao invés de investir na obra e pagar aos trabalhadores, fica investindo com campanhas publicitárias e faz o que de melhor sabe fazer: enganar! Isso tudo porque a educação já está muito boa né, pra quê aula?
A gente já sabe demais, conhecimento demais só atrapalha, né minha gente? Pensando bem, às vezes é melhor ser burro do que saber do que não deve, do que ver as coisas erradas e se sentir impotente. O que eu posso fazer é isso, abrir os olhos de quem não estava vendo. Essa é a única liberdade de expressão que eu tenho, essa é a minha única voz. E ninguém irá calá-la.
Como se já não bastasse a Copa e as Eleições que já irão desfalcar demais o nosso tempo, foi me passada a informação de que só a distribuidora de energia (ENERGISA) pediu 3 meses a escola para fazer as instalações necessárias. Não sei se é verdade, mas por via das dúvidas vou deixar aqui também que cogitaram em ter aulas aos sábados…
Agora eu me pergunto: como vai ser isso? Engraçado que não veem que só quem vai arcar com as consequências de uma reforma mal planejada somos nós alunos, e os coitados dos professores que não podem fazer nada enquanto a isto. Sabe o que o Governo quer de verdade? Quer mesmo é que a gente se vire, não estão nem aí pra nós! Isso mesmo. Todos nós: eu e você que está lendo aí.
Mudando de assunto mas não saindo do contexto… você que assim como eu que participou dos protestos de junho de 2013, reivindicou seus direitos e correu risco na rua, tenho um recadinho: NÃO ADIANTA PROTESTAR COMO UM LEÃO E VOTAR COMO UM JUMENTO! Por favor, que este ano, votem consciente, votem limpo. Caso contrário, daqui pra frente o descaso será inimaginável. SÓ DEPENDE DE VOCÊ!!! Agora me despesso e deixo vocês com as belas imagens da “reforma” que está acontecendo no Poli. Eu tenho um vídeo também, quem quiser, é só pedir! Agradecida.”