Exclusivo: Mesa revê vídeo e constata que Pastor Jutahy não votou com RC
Desde que terminou a votação do pedido de aval do Governo para o empréstimo de R$ 150 milhões da Cagepa, reina uma polêmica em torno do voto do Pastor Jutahy Menezes. Momentos depois de anunciado o resultado, o deputado veio a público dizer que tinha votado contra o parecer do deputado Vituriano de Abreu e, portanto, a favor do Governo Ricardo Coutinho.
Para dirimir todas as dúvidas, a Mesa Diretora da Assembléia decidiu, na tarde desta quinta (dia 9), recuperar as imagens da votação, revendo o vídeo em que consta o momento em que os deputados foram convocados a externar seu voto. E, para surpresa geral, viu-se que o deputado estava ausente quando os votos foram contabilizados pelo primeiro-secretário Branco Mendes.
E quando o vídeo foi apresentado ao deputado, ele simplesmente admitiu: “Realmente, eu estava ausente, porque tinha saído, naquele momento, para atender uma ligação de minha esposa.” A confissão do deputado põe fim à polêmica sobre o seu voto e esclarece que ele não apoiou o Governo, simplesmente porque… não estava em plenário.
Diante dessa revelação, o placar oficial da votação foi 19 votos contra o parecer do deputado Vituriano de Abreu e 15 a favor, uma ausencia (Jutahy) e mais o presidente Ricardo Marcelo (que não precisou votar). Ou seja, traduzindo, o Governo do Estado precisava de 22 votos para derrubar o parecer, mas obteve apenas 19, insuficientes segundo o regimento da Casa.