FALOU GROSSO Hugo diz que 8/1 não foi golpe, critica sentenças de 17 anos e avisa: “Legislativo jamais se ajoelhará ao Supremo”
O deputado-presidente Hugo Motta (Republicanos) segue pautando o noticiário político, não apenas estadual, mas também nacional, meu caro Paiakan. Após sinalizar que a área de economia do Governo Lula está criando instabilidades no País, Hugo enveredou por um tema muito sensível, ao afirmar que não houve tentativa de golpe em 8 de janeiro de 2023.
“O que aconteceu (em 8 de janeiro) não pode ser admitido que aconteça novamente. Foi uma agressão às instituições. Foi uma agressão inimaginável, ninguém imaginava que aquilo pudesse acontecer. Agora querer dizer que foi um golpe? Não foi. Um golpe tem que ter um líder, tem que ter uma pessoa estimulando, apoio de outras instituições interessadas e não teve isso”, pontuou.
E ainda: “Entendo que estão recebendo penas muito severas. Não pode uma senhora que passou ali na frente do Palácio do Planalto, não fez nada, não jogou uma pedra, receber 17 anos de pena em regime fechado. Há um certo desequilíbrio. Nós temos que punir as pessoas que foram lá, quebraram, depredaram. Essas, sim, precisam ser punidas. Entendo que não dá para exagerar no sentido das penalidades com quem não cometeu atos de tanta gravidade.”
Sobre o projeto de anistia aos envolvidos no 8 de janeiro, o deputado disse ser “um assunto que divide a Casa, que gera tensionamento com o Judiciário e com o Executivo. Por isso, o nosso cuidado em tratar sobre o tema. Eu não posso chegar aqui dizendo que vou pautar anistia na semana que vem ou não vou pautar de jeito nenhum.” Também disse ser contra mudança na Lei da Ficha Limpa.
Por fim, Hugo defendeu o pacote votado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, ano passado para limitar a atuação do Supremo Tribunal Federal, e até advertiu: “É muito ruim quando um Poder tenta emparedar ou acuar outro. O Legislativo jamais se ajoelhará ao Supremo. São medidas de reação a decisões que poderiam ter sido evitadas. Existem exageros. Será uma constante daqui para frente se essas decisões continuarem.”
Resumo da ópera: o deputado Hugo Motta não apenas pautou todo o noticiário nacional com suas declarações, meu caro Paiakan. Ele também mostrou as travas da chuteira.