Falta d’água leva empresas a dar férias coletivas aos funcionários em Campina Grande
O problema da falta de água em Campina Grande começa a afetar o seu parque industrial. Duas de suas maiores empresas, Embratex (Coteminas) e Alpargatas, estão dando férias coletivas aos seus funcionários, diante da escassez d’água. A informação é que, diante do racionamento, algumas fases da produção ficam comprometidas.
A Alpargatas é a empresa que mais emprega no Estado. São mais de 19 mil funcionários, dos quais cerca de 16 mil no Distrito Industrial de Campina Grande. Conforme informe passado aos trabalhadores, há poucos dias, a empresa trabalha com um início de férias coletivas para pelo menos quatro mil deles na cidade, a partir de 1º de junho.
Há poucos dias, nota emitida por diretores da Cagepa indicou que o Governo do Estado e a própria empresa não têm um plano B, para assegurar o abastecimento d´água em Campina e cidades vizinhas, se não houver chuvas suficientes para aumentar o volume de água no Açude de Boqueirão. A Barragem de Acauã tem disponibilidade mas, como se sabe, não há como usar para o abastecimento da cidade…
Não houve a conclusão da Adutora de São José, que iria assegurar o abastecimento regular na região. O Boqueirão, como se sabe, está com sua capacidade pouco acima de 20% e não terá como garantir o abastecimento até o final do ano, se não houver chuvas regulares.
Alpargatas – Através de uma nota, a direção da Alpargatas assegurou que “está concedendo férias coletivas aos empregados das unidades de Campina Grande e Alagoa Nova, em virtude da adequação da produção à demanda de mercado”. Já a Coteminas não se pronunciou sobre o assunto.